First Ride: Mondraker Dune Carbon
Na manhã após a vista espetacular de uma mountain bike downhill na corrida da Copa do Mundo a ser ganha em um sans, corrente da bicicleta, marca espanhola Mondraker puxou as cobertas de cima de sua nova marca, Dune carbono, enquanto sob os adequadamente futuristas boxes da equipe à procura de estilo utilizados para casulo Danny Hart e Emmeline Ragot durante fins de semana de corrida.
A manchete para o novo Dune de carbono é um quadro que está a ser dito 540 gramas mais leve do que a versão anterior de alumínio, com um peso de 2, 460g quadro reivindicado (£ 5,4) sem o choque. Mondraker também diz que o mais leve compilação bicicleta completa virá em um respeitável para a sua viagem 12,6 kg (£ 27,78). O novo Dune é carbono da frente para trás, com fibra de carbono utilizada para o triângulo dianteiro, braço oscilante, e até mesmo a ligação roqueiro. Junto com a mudança de material, Mondraker otimizou a suspensão Zero para transmissões de anel único, aumentou o tamanho dos rolamentos de pivô, encaminhado a cabo e mangueiras internamente, e incluiu detalhes inteligentes como um guarda de cadeia de fibra de carbono. Sua geometria Atacante divisionista permanece, junto com a 10, 20 e 30 mm hastes, mas o novo quadro oferece agora a capacidade de ajustar o comprimento das escoras entre 430 e 440 milímetros, e ângulo de cabeça ajustável em mais ou menos um único grau.
Dune Carbono Detalhes
• Uso específico: all-mountain / enduro
Tamanho • Roda: 27,5 ''
• curso da roda traseira: 160 milímetros
• Quadro de material: fibra de carbono
• ângulo de cabeça ajustável: +/- 1 grau
• ajustável cadeia de estadia: 430 - 440 milímetros
• carbono protetor de corrente de fibra
• cabo interno de roteamento
• Geometria Atacante, haste 30 milímetros (10 e 20 milímetros opcionais)
De peso • Quadro: £ 5,4 w / o choque
• Tamanhos: S, M, L e XL tamanhos
• Preço a partir de £ 4.699 - £ 6.599
Três modelos estarão disponíveis, com preços a partir de £ 4699 até £ 6599 (USD preço ainda não disponível) para a XR Dune high-end que está equipado com um FOX 36 Float FIT Kashima 170 milímetros garfo e Float choque X2 Fábrica Kashima, freios Guia SRAM, Mavic rodas Crossmax XL e X01 1x11 drivetrain de SRAM, todos os quais acrescenta-se a um peso de 12,9 kg completo (£ 28,4). Surpreendentemente, o mid-range Dune carbono RR é realmente o mais leve na programação em 12,6 kg (£ 27,78).
O novo Dune carbono RR é meio do modelo de gama.
Projeto do quadro e do discrição Carbono
Em um mercado extremamente lotado 160 milímetros, Mondraker conseguiu fazer um nome para si por pensar fora da caixa quando se trata de enquadrar ângulos e comprimentos. Sua geometria Atacante foi um afastamento radical da norma quando se chegou, mas outros fabricantes foram lentamente a aproximar-se, apesar de nenhum ter tomado as coisas para os extremos que Mondraker ter. O Dune é um modelo de núcleo na faixa da empresa e é destinada ao sector enduro cada vez mais popular, e também tem sido através de várias iterações ao longo dos anos, mais recentemente pulando até 27,5 '' rodas em 2014.
O Dune é o mais recente bike na programação Mondraker para obter a sua reforma de carbono do discrição. O Foxy foi de carbono em 2014, e no início deste ano, o Summum carbono downhill bicicleta foi lançado, o que significa que o novo quadro Dune não era exatamente inesperada. É claro a partir de falar com Mondraker que as corridas de enduro empurraram o desenvolvimento do novo Dune carbono. Não só tornando-se fora de fibra de carbono lançar um pedaço de peso, mas eles têm trabalhado na rigidez do quadro para encontrar o equilíbrio ideal de desempenho: Mondraker revelou que realizou testes cegos usando quadros Duna constituídos de diferentes layups de fibra de carbono para avaliar as variações no desempenho, manuseio e capacidade de resposta.
O quadro de carbono é inteiramente novo, e Mondraker diz que é 540 gramas mais leve que o modelo de alumínio do ano passado.
" O Dune carbono distingue-se com o melhor leveza e qualidades eficientes da Foxy carbono enquanto herdando as melhores forças de Summum Carbono: um conjunto de quadros estruturalmente muito robusta adequada para os rigores da corrida enduro ", diz Mondraker em sua sinopse oficial. Ao fazer o Dune de fibra de carbono, o peso do quadro foi drasticamente reduzida, com a poupança de 540 gramas reivindicado sobre a versão de alumínio não deve ser desprezado se o peso está em sua agenda. É uma diminuição considerável no peso que certamente vai ajudar a garantir os novos apelos Dune de carbono de peso pilotos de enduro conscientes e pilotos mais casuais lá fora. Peso e rigidez de lado, a empresa tem trabalhado duro para desenvolver uma identidade visual para a nova bike que define- além de seus rivais. Há uma linguagem clara concepção comum que flui para o novo Dune carbono do Summum e Foxy, mas designer industrial da Mondraker pôs-se a tarefa de projetar uma bike que parece rápido. Nos meus livros, é um sucesso; é uma bicicleta bonita. O tubo superior de divisão cria o que Mondraker chama uma "janela" por trás do tubo de cabeça afilada, e é o aspecto mais distintivo do novo design do quadro. O tubo superior é ampla e plana e é muito inclinada, proporcionando muita folga standover. A atenção aos detalhes e embalagem também é impressionante - a transmissão, freio e linhas de conta-gotas são encaminhadas internamente, há armadura revestimento no tubo inferior, ainda mais material de proteção sobre as escoras em torno dos anéis de cadeia tanto para proteger o carbono e atenuar o ruído, e uma fibra de carbono protetor de corrente limpa.
A janela de trás do tubo de cabeça dá a bike um olhar muito original.
Eles também incorporou um guarda-lamas para as escoras verticais que ligam o triângulo traseiro, que deve proporcionar uma certa proteção para o amortecedor traseiro de pulverização roda. É uma coisa simples que é mantida no lugar com zip-dades, por isso é facilmente removível, se você vive em algum lugar mais seco do que o Reino Unido, onde você provavelmente apenas deixá-lo no lugar em que acrescenta ao lado de nenhum peso para o quadro. O quadro é claramente uma peça complexa de fabricação de fibra de carbono, mas, tão impressionante quanto a sua aparência exterior é, é no interior que suas qualidades de fabricação são mais expostas. A tecnologia da Mondraker discrição carbono utiliza um processo de compressão a vácuo que remove as bolhas de ar entre as camadas potenciais e é dito para produzir uma superfície interna muito limpa e suave, que foi bem demonstrada com um cortado ao meio quadro que Mondraker nos mostrou. Eles também usaram 3K fibra de carbono para reforçar áreas-chave do quadro que estão sujeitos a altas cargas de estresse. Além de desenvolver o novo quadro de carbono, Mondraker tenha aproveitado esta oportunidade para desenvolver uma nova ligação inferior, completo, com pivôs Collet-eixo e parafusos de expansão que usam arruelas de cone, e eles contam que a atualização irá melhorar a confiabilidade. Rolamentos grandes também estão presentes em todos os locais de articulação, e são semelhantes às utilizadas no Summum carbono. Geometria Atacante, Adicionado Adjustability Geometria Atacante radical de Mondraker deles ganhou muitos aplausos e os fãs ao longo dos anos, bem como dividir algumas opiniões. A idéia por trás dele é essencial para combinar centro-frente um longo com uma haste muito curto, a fim de mover o piloto de volta em relação ao eixo garfo, mas preservar o manuseio. Era coisa muito radical quando se chegou, e ainda é, apesar de uma série de fabricantes de bicicletas ter fechado o gap um pouco. Mondraker specs as bicicletas com uma haste 30 mm, mas 10 e 20 milímetros opções também estão disponíveis.
Atacante geometria é baseada em torno de um tempo extremamente longo tubo superior que está combinado com qualquer uma haste 10, 20 ou 30 milímetros o estoque..
O novo quadro também possui um ângulo de cabeça ajustável por meio de montagem headset superior variável.
Para 2016, a nova Dune oferece agora geometria ajustável. Mondraker adicionou uma tampa superior fone de ouvido ajustável que pode abrandar ou tornar íngreme o ângulo cabeça + 1 ° / -1 ° do estoque 66 ° no Dune XR - o Dune RR / modelos R ângulo tem a cabeça de um meio grau mais acentuado por conta dos 10 milímetros mais curto garfo de viagens que está equipado. Mondraker fez questão de salientar que avalia 66 ° é o cenário ideal para a sua geometria Atacante, mas é bom ter a opção de mudá-lo. Bem como o ângulo da cabeça ajustável, o comprimento da cadeia de permanência pode ser modificado a partir de 430 a 440 milímetros. Distância entre eixos longos têm sido um aspecto chave da Atacante Geometria Mondraker, eo tamanho grande Dune tem uma distância entre eixos padrão de 1,243 milímetros.
Inserções nas desistências permitir a 10 milímetros de distância entre eixos de ajuste.
Você pode girar as inserções para alterar o comprimento da cadeia estadia entre 430 e 440 milímetros.
O sistema de suspensão de zero tem sido usado por Mondraker há muitos anos. É um design patenteado que funciona imprensando o amortecedor traseiro entre a ligação superior e inferior, e a empresa afirma que esta reduz as cargas de estresse no quadro, de modo que, posteriormente, pode ficar mais clara, pois não precisa de material, tanto de reforço. Também é usado para fornecer o desempenho desejado suspensão e manuseio característica que Mondraker está procurando.
Sistema de suspensão Zero do Mondraker é mais uma vez empregou no Dune carbono para controlar seu 160 milímetros de viagens.
Passeio Impressions
Seco e as condições rápidas para a Copa do Mundo Leogang deu lugar durante a noite para chuva persistente pesado e baixa cobertura de nuvens para o lançamento Mondraker, mas sendo um Brit eu estou bem utilizado para um pouco de lama assim que ficou preso. Com um teleférico, passe livre e pista de downhill desafiador à nossa disposição, nós passamos o dia colocando o novo Dune carbono através de seus ritmos. Eu estava emparelhado com uma grande porte Dune carbono RR, que é o modelo mid-range £ 5599 que está specced com um Float garfo FOX 36 com 160 milímetros de viagens e Float choque X Factory, um conjunto de rodas E1700 Spline DT Swiss 'com Maxxis High Roller pneus II, um sistema de transmissão SRAM X01 e uma pós Reverb conta-gotas. Ele sempre leva alguns passeios para se acostumar com a nova bike, mas com a haste 30 milímetros estoque e as configurações de geometria padrão e um meio da sintonia suspensão estrada, o Dune Carbono senti bem desde o início. Demorou algumas corridas para obter o garfo Fox realmente discado, mas fiquei surpreso com o quão intuitivo o Dune sentiu longo de vários ensaios, e realmente não exigir um ajustamento enorme do meu estilo de pilotagem para espremer o melhor proveito dela. É uma bicicleta, naturalmente, muito rápido e estável e que característica manipulação definitivamente ajuda quando você está montando trilhas desconhecidas em condições escorregadias.
Para dizer que a pista de testes em Leogang era um bocado molhada é um pouco de eufemismo.
Largando na primeira seção da trilha, tudo rochoso e rooty e torcer-se, sobre e em torno depressões e cristas e mergulho de forma irregular por entre as árvores, é imediatamente claro que o Dune tem uma grande tendência para rapidamente pegar velocidade em lento para seções de média velocidade. Através da mais apertado a transforma expressa uma boa dose de desenvoltura e agilidade, acessível ao escolher uma linha através de um jardim de rock espetado você viu pela primeira vez enquanto olha através de chuva com lama óculos salpicados por diante. O baixo peso é perceptível na forma como o Dune carbono acelera, e pega velocidade entre os obstáculos com ritmo surpreendente. Enquanto a seção superior da trilha foi contida dentro dos bosques e forneceu vários jardins de pedra escorregadia, Rooty passo-downs, gotas, e calçadões, a parte do meio esguichou-lo em uma série impressionante de ziguezague bermed corte profundo na montanha gramínea. Com uma boa vista para a pista à frente não obscurecida por árvores, era uma boa chance de deixar os freios fora e permitir que o Dune carbono que ir rápido.
A nova bike é toda sobre a estabilidade quando as velocidades de pegar.
Alinhando para as voltas que é evidente que a distância entre eixos longa fornece uma grande quantidade de estabilidade. É muito plantada, com a suspensão mantendo a bike caiu sobre a pedra solta. A direção sente neutro e surpreendentemente leve ao colocar-se o front-end para as bermas. Eu não achei que eu tinha que fazer os ajustes radicais ao meu estilo de pilotagem, mas o Dune carbono parece apreciar um pouco mais de peso sobre o front-end para empurrar o pneu da frente e ajudar a iniciar o turno. Este é o bit onde eu deveria estar escrevendo sobre a proeza de escalar o Dune de carbono, mas vou confessar que eu fiz bom uso do teleférico e perto do passe livre, pelo que esta caixa é bastante vazia. Eu estava fazendo uso demasiado ocupado do elevador livre e obter o maior número de descidas registados possível. Uma revisão completa nos dará mais de uma visão que as suas capacidades de todo-redondas. Com base na primeira impressão é claro Mondraker produziu uma bicicleta altamente capaz, rápido e estável. A categoria enduro é uma muito contestada agora, mas no canto do Dune carbono é o peso competitivo, design inteligente com detalhes inteligentes e geometria ajustável que significa que ele vai apelar para aqueles que gostam de sintonizar suas bicicletas. As primeiras impressões mostram um monte de promessas no novo Dune de carbono, e não podemos esperar para um passeio alargado sobre ele.
Fonte: PinkBike
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